Biografia

 

 

 

Diácono Lecy de Matos Fonseca

 

 

FAMÍLIA:
Diácono Lecy de Matos Fonseca, nasceu no dia 06/06/1944 na cidade de Ibiassucê -BA.
Filho de: José de Matos Fonseca (In memorian) e Maria Prates Fonseca (In memorian). Seus pais tiveram cinco filhos, sendo ele o mais velho.
Foi criado na cidade de Clementina/SP, onde conheceu e casou-se com sua esposa Lourdes Lucas Fonseca, na Igreja São João Batista no dia 22/06/1968.
Tiveram duas filhas na cidade de Birigui/SP: Ana Claudia e Alessandra. Se mudaram para Sorocaba no ano de 1980 e logo depois nasceu a última filha do casal, Inara.
É avô de três netos: Thiago Henrique (18 anos), Matheus Augusto( 15 anos) e Enzo Bruno, (13 anos).
Seus gênros: José Carlos e Tiago.

PRIMEIROS ESTUDOS E TRABALHO:
Diácono Lecy fez seus estudos nas cidades de Clementina e Bilac, interior de São Paulo (ensino fundamental) e concluiu o ensino médio na cidade de Sorocaba no ano de 2000.
No ano de 2003 iniciou o ensino superior cursando Teologia, no Instituto de Teologia João Paulo II, na cidade de Sorocaba/ SP, concluindo no ano de 2006.
Começou a trabalhar cedo: Foi engraxate na barbearia de seu pai. Com 18 anos trabalhou em uma fábrica de Nylon em São Paulo.
Parte de sua vida foi dedicada à profissão de bancário, onde iniciou suas atividades em 17/01/1966 e seu término em 29/03/1999 onde nesse ano se aposentou.
Durante sua vida profissional de bancário participou de vários cursos de formação ministradas pela empresa como: economia, operações financeiras, contabilidade, área de cartões de crédito, área de automação e eletrônica, inglês, comunicação e relação interpessoal,  entre outros.

VIDA RELIGIOSA
Na cidade de Clementina/SP foi Coroinha, Congregado Mariano e Ministro da Eucaristia. Em 1972 fez o Cursilho de Cristandade na cidade de Valparaíso/SP.
Na Paróquia São Paulo Apóstolo na cidade de Sorocaba, no ano de 1987 fez encontro de casais com Cristo ele e sua esposa; na Paróquia São Benedito exerceu o ministério de Ministro da Eucaristia e dos Enfermos, onde foi paroquiano por alguns anos.
Mudou-se depois para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e antes de ser Diácono foi Ministro da Eucaristia, Ministro da Palavra e das Exéquias; e sempre trabalhando nos Encontros de Casais( E.C.C.)

ORDENAÇÃO
Ordenou-se Diácono no dia 16/03/2003 e exerce seu ministério na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Zona Norte – Sorocaba/SP.
Além dos serviços de praxe que envolve a missão diaconal, exerce o cargo de assessor religioso da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese e também o de assessor eclesial da Pastoral Familiar da nossa Paróquia.
Apesar de não deixar de lado as pastorais sociais, tem aptidão e prioridade pela família, pois na medida do possível procura manter o diálogo e apoio no que for necessário.
Quando fala da família não se refere somente à família biológica, mas família “povo de Deus” a “Igreja”.
Ele define o Ministério Diaconal como serviço, mas também como graça e dom de Deus.

Translate »